Santo

Foi enviado como missionário a Paris, e depois foi o primeiro Bispo de Paris. Notável pregador converteu centenas. Seu sucesso provocou a ira dos pagãos locais e ele foi feito prisioneiro pelo governador Romano.Martirizado nas perseguições do Imperador Valérius para renegar sua fé, junto com São Eleutério e São Rústicus que eram seus diáconos. A lenda diz que após ter sido degolado ele andou segurando sua cabeça por algum tempo em direção a sua igreja. Seu tumulo tornou-se um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Santa Genoveva (Genevieve, padroeira de Paris) construiu uma Basílica sobre sua tumba e sua festa foi adicionada ao calendário Romano em 1568 pelo Papa Pio V, embora ela seja celebrada na França desde 800DC. Ele é um dos “14 santos ajudantes”. Foi decapitado no ano de 258 em Montmarte e seu corpo atirado no Senna, mas recuperado e sepultado a noite pelos seus convertidos e devotos. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado 1) como um Bispo carregando sua cabeça 2) as vezes usando uma mitra e 3) as vezes com uma videira crescendo em seu pescoço. É padroeiro da França e de Paris e no passado era invocado contra a dor de cabeça. Sua festa é celebrada no dia 9 de outubro.

Frases de São Denys (clique para gerar a imagem)