Santo

São Constantino de Cornwall. Faleceu em 576. Sua festa em Cornwall e Wales é no dia 9 de março. O Rei Constantino de Cornwall tem a reputação de ter se casado com a filha do rei da Bretanha e levado uma vida dissoluta e cheia de vícios até que foi convertido por São Petroc.Após a morte de sua esposa ele cedeu seu trono ao seu filho e foi tornar-se um monge penitente no Monastério de Mochuda em Rahan, Irlanda.Lá ele fazia serviços menores no monastério, mas estudou para ser padre e foi ordenado.Constantino tornou-se um missionário em Pics na Escócia sob a direçao de São Columba e, mas tarde de São Kentignern, e pregava em Galloway.Fundou um monastério em Covan perto do Rio Clyde onde se tornou Abade. Já velho indo para Kintyre ele foi atacado por piratas que cortaram seu braço direito e o deixaram sangrar até a morte.Ele é tido como primeiro mártir da Escócia embora isto seja contraditório e não é confiável. É provável que o mártir escocês não seja o mesmo Constantino Rei da Bretanha. Existem dois locais em Cornwall chamados Constantino: Um no Heldford River e outro perto de Padstow. A igreja no primeiro local é maior e sobreviveu como um monastério até o 11º século.Ele é o padroeiro da igreja Devon, da Abadia de Milton e de Dusnford. Sua festa é celebrada no dia 11 de março.

Frases de São Constantino da Escócia (clique para gerar a imagem)