Santo

Nasceu em 1010 em Hildesheim , Alemanha .Nobre por nascimento, como adulto se envolveu na política do poder de seus dias. Educado na Abadia de São Miguel, Hildesheim, Alemanha. Padre e Cânon da Capela Imperial em Cgozlar Hanover. Capelão do Imperador Henrique II. Indicado Bispo de Meissiem em 1066. Participou do Sínodo de Forcheim em 1078. Passou um ano na prisão por ficar ao lado do Papa Gregório VII e contra o Imperador Henrique IV sobre o controle da Igreja pelo Estado. Chamado a Roma ele ordenou que os cânons fechassem a catedral enquanto ele não estava de modo a evitar que o Imperador tentasse ocupa-la. Henrique tentou ocupa-la e jogou as chaves da Catedral no rio para provar que ninguém podia fechar a igreja para ele. Quando Benno voltou, foi ao rio e encontrou as chaves. A lenda diz que um peixe levou as chaves para ele. Durante a guerra entre Henrique IV e os Saxões, Benno deu algum suporte aos seus compatriotas. Em consequencia de sua deslealdade ao Imperador quando Henrique IV invadiu Meissen, seus soldados ocuparam as propriedades do Bispado antes que Henrique IV foi excomungado pelo Papa e Benno foi libertado. Benno participou do Sínodo de Forcheim em 1078 quando Rudolf foi eleito Imperador. Em1085 Benno apoiou Gregório VII mas foi deposto pelos aliados de Henrique na Diet de Maintz. Após a morte de Gregório naquele ano Benno aliou-se ao antipapa Guibert e recuperou sua Sé. Entretanto em 1097 ele novamente apoiou o Papa Urbano II. Mesmo com todos o envolvimentos políticos e problemas da época Benno nunca perdeu de vista sua Diocese e seu Bispado. Ele visitou as paróquias, pregava e conduzia Missas, e imprimiu maior disciplina entre o clero e lutou contra a Simonia em todo lugar que a encontrava. NR= Simonia é o ato de se vender coisas da Igreja, indulgências e bênçãos. É um ato ilícito e em alguns caso é punido com a excomunhão. O termo Simonia deriva do nome Simon Magus que no “ Ato dos Apóstolos”, tenta comprar o poder de confirmar ao Espírito Santo. São Benno era um músico de notável inspiração e compôs vários hinos para igrejas e monastérios e escreveu musicas para os evangelhos e vários cânticos sobre querida terra Hildesheim. Escreveu um notável trabalho sobre os Evangelhos que é lido e respeitado até os hoje. Nos últimos anos ele serviu como um simples missionário em Wendes. São Benno continuou a se envolver com figuras controvertidas mesmo após a sua morte. Seu biógrafo Jerome Emser trabalhou muito na matéria “Igreja versus Estado” e talvez por isso Luthero escreveu um feroz discurso contra a canonização de Brenno. São Benno faleceu de causas naturais em 16 de junho de 1106 e foi enterrado na Catedral de Meissen. Quando a Catedral foi reconstruída em 1285 suas relíquias foram trasladadas para as nova estrutura e vários relatos de curas milagrosas acompanharam o traslado.Mais tarde suas relíquias foram trasladadas para o castelo do Bispo em Stolp e quando os saxões se tornaram protestantes suas relíquias foram para Munique, Alemanha em 1580. Foi canonizado em 1523 pelo Papa Adriano VI É padroeiro de Munique e dos pescadores. Na arte litúrgica da Igreja é representado como um bispo segurando um peixe com chaves em sua boca, ou 2) com um livro onde estão duas chaves e um peixe ou 3) um bispo com um peixe ou 4) um bispo com uma chave. Sua festa era celebrada no dia 3 de agosto. Com a unificação das festas dos santos, em todo o mundo cristão, para o dia de sua morte (dia em que o santo se encontra com Jesus) sua festa passou a ser celebrada no dia 16 de junho.

Frases de São Benno de Meissen (clique para gerar a imagem)