Santo

Bispo e Apóstolo da Alemanha . Nasceu em Crediton, Devonshire Inglaterra em 680 e faleceu em Dokkum, Friesland, Holanda em 754. Após entrar para os Beneditinos com 14 anos ele foi educado em Exeter e na Abadia de Nurling em Winchester. Ordenado em 710 e tendo uma excepcional habilidade como professor e pregador, Bonifácio logo se tornou o Diretor da Escola, mas ele queria ser missionário e em 716 pediu para ser enviado para a Alemanha. Como não consegui permissão ele foi ao Papa Gregório II(715-731) e o convenceu e em 718 foi indicado como missionário Indo para Friesland, na Holanda ele tomou o nome de Boniface e trabalhou ali e na Bavária, em Hesse, Thuringia, Franconia e na Alemanha até 713 quando o Papa o consagrou Bispo Regional para a Alemanha Ele conseguiu a proteção da formidavel figura política de Charles Martel (714-741). Ele demoliu o famoso Carvalho de Thor em Giesmar, a grande arvore sagrada onde as tribos pagãs saxonicas adoravam seus deuses e em seguida construiu uma igreja dedicada a São Pedro usando a madeira da árvore e fundou um Monastério em Ohrduf, trazendo monges da Inglaterra. Em 731 Bonifácio foi indicado Bispo Metropolitano do Reno, uma posição que permitia a ele criar novas Dioceses ali e na Bavária. Ele fundou Mosteiros em Reichenau, em Murbacj e em Fitzlar. Em 737 São Bonifácio com São Sturni fundaram a Abadia de Fulda, a qual se tornou o centro monástico do norte da Europa. Quando Carlos Martel morreu em 741, Bonifácio trabalhou para reformar a Igreja nos territórios franceses. Ele convocou e realizou 5 Sínodos convocados pelo filho de Carlos, Pepino entre 741 e 747. O Papa Zacarias (741-752) indicou Bonifácio para a Sé de Mainz nomeando-o Primaz da Alemanha. Bonifácio corou Pepino (751-768) Rei dos Franceses. Em 754 Bonifácio deixou sua Sé e retomou seus esforços missionários em Friesland. No seu caminho para receber a sua confirmação em Dokkum Bonifácio e seus companheiros foram atacado por pagãos e assassinados em 5 de junho de 754. Seu corpo foi levado e enterrado em Mainz. Logo seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditado as sua intercessão. Assim mais tarde sua tumba foi para Fulda e algumas de suas relíquias para Ultrecht na Holanda e outras no Santuário de São Bonifácio na Catedral Mainz. Sua festa foi estendida para a Igreja universal em 1874 pelo Papa Pio IX . São Bonifácio é o apostolo dos germanos, padroeiro de Fulda , dos padeiros e dos alfaiates. Na arte litúrgica da Igreja ele mostrado com um bispo com uma mitra e ou croça Seu símbolo é um livro atravessado por uma flecha. Sua Santidade o Papa João Paulo II, recentemente visitou e orou em seu túmulo. Sua festa é celebrada no dia 5 de junho.

Frases de São Bonifácio (clique para gerar a imagem)