Santo

Nascido em Lystra, era filho de um grego gentio e de Eunice, uma judia convertida ao cristianismo. Eunice e sua avó materna Lois abraçaram o cristianismo durante a primeira visita de São Paulo (2 Timoteo 1:5) a Lycenia. Passagens dos Atos dos Apóstolos narram momento da vida de Timoteo. Esteve em vários locais por onde Paulo passou e informou-o do modo de vida destas comunidades. O historiador Eusébio relata que Timóteo foi para Éfeso e tornou-se seu primeiro Bispo e lá ficou até ser morto a pedradas e pauladas após ter denunciado a festa pagã ao deus Dionísio. Paulo escreveu duas cartas para Timóteo: uma da Macedônia e outra enquanto Paulo estava encarcerado em Roma. Elas orientavam Timóteo no sentido corrigir inovadores e professores de falsas doutrinas e ainda concedeu a Timóteo poderes para consagrar Bispos e Diáconos. As relíquias de São Timóteo foram trasladadas para Constantinopla em 356 e curas milagrosas foram reportadas em seu Santuário e confirmadas por São Jerônimo e São João Crisóstomo.

Frases de São Timóteo (clique para gerar a imagem)

Tito era pagão (Atos 18.7) provavelmente em Gortina, Creta. Convertido por São Paulo, para o qual dirigiu uma de suas cartas. Era o preferido de Paulo que refere-se a Tito como verdadeiro filho em nossa fé comum. Não mencionado nos Atos dos Apóstolos, foi muito mencionado em Gálatas (2:1) onde Paulo escreve de sua jornada a Jerusalém com Barrabás, acompanhado de Tito. Era uma espécie de secretário de Paulo e viajou com ele ao Consílho de Jerusalém, onde Paulo recusou a permitir que ele fosse circuncidado. Foi mais tarde enviado por Paulo para Corinto (2 Cor 8:6, 16-19, 23) onde ele, com sucesso, reconciliou os cristãos com Paulo, seu fundador. Tito foi mais tarde deixado na ilha de Creta para organizar a Igreja por lá mas pouco tempo depois ele foi para a Croácia (como escrito em 2 Tim 4:10). De acordo com o historiador Eusébio, foi ordenado por São Paulo como o primeiro Bispo de Creta. Lá serviu por vários anos e faleceu já velho, de causas naturais, no ano de 96 e foi enterrado em Gortina. Sua cabeça foi, mas tarde, trasladada para Veneza, durante a invasão de Creta pelos Sarracenos em 832 e foi colocada no santuário de São Marcos em Veneza.

Frases de São Tito (clique para gerar a imagem)

Nasceu em Roma em uma família nobre em 5 de maio de 347. Paula casou-se com Toxotius, e o casal teve cinco filhos - Toxotius, Blesilla, Paulina, Eustochium e Rufina. Eles eram considerados um casal ideal e, quando ele morreu, em 379, ela renunciou ao mundo, viveu na maior austeridade e se dedicou a ajudar os pobres. Ela conheceu São Jerônimo em 382 através de São Epifânio e Paulino de Antioquia e foi intimamente associada a Jerônimo em seu trabalho enquanto ele estava em Roma. A morte de sua filha Blesilla em 384 deixou seu coração partido e em 385 ela deixou Roma com Eustochium, viajou para a Terra Santa com Jerônimo, e um ano depois se estabeleceu em Belém sob sua direção espiritual. Ela e Eustochium construíram um hospício, um mosteiro e um convento, governado por Paula. Ela se tornou a mais próxima confidente e assistente de Jerônimo, cuidando dele e ajudando-o em sua obra bíblica, construindo inúmeras igrejas, que lhe causariam dificuldades financeiras em sua velhice, e morreu em Belém em 26 de janeiro. Ela é a padroeira das viúvas.

Frases de Santa Paula de Roma (clique para gerar a imagem)