Santo

Nasceu em 1062 na Swabia, sul da Alemanha, de uma família nobre e serviu ao Imperador Henry IV (1056-1106) em vários postos incluindo o de Chanceler (1101). Entretanto Otto não era a favor da política de Henry para com a Santa Sé, em particular na insistência do direito de investidura (indicar e nomear bispos e abades). Assim quando Otto foi indicado Bispo de Bamberg pelo Imperador em 1103, ele recusou-se a consagrar-se até receber a aprovação do Papa Paschoal II (1009-1118) que o consagrou bispo em 1106. Otto foi um figura respeitável na reconciliação do Papa com o Imperador Henry V(1106-1125). Mais tarde ele foi para a Polônia em um esforço missionário de converter os habitante locais e converteu cerca de 20.000 pagãos com sua notável habilidade de pregador e diz a tradição que as vezes, quando havia muitos incrédulos na multidão, ele fazia algum milagres como curar doentes apenas com sua oração e benção. Teria curado um homem atacado de hidrofobia e um cão totalmente doido de babar pela boca de hidrofobia. Ele fundou vários hospitais, fundações, construiu igrejas e cerca de 20 monastérios. Em honra do seu trabalho ele é chamado o “Apostolo da Pomerania”. Ele faleceu em Bamberg em 30 de junho de 1139 e foi canonizado em 1189. É protetor contra a hidrofobia e protetor de mordidas de cachorros. Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como um bispo com um cão. Sua festa é celebrada no dia 2 de julho.

Frases de Santo Otto de Bamberg (clique para gerar a imagem)