Santo

Nasceu em 8 de maio de 1521 em Niemguen, Holanda. Foi educado em Colonha e estudou teologia em Mainz. Em 1543 ele entrou para a Ordem da Companhia de Jesus (jesuítas) e mais tarde voltou a Colonha onde fundou uma comunidade jesuíta e atuou na resistência contra as políticas protestantes do Arcebispo de Hermann de Wied. Como seus talentos foram logo reconhecido pela Ordem, ele foi indicado professor em Colonha em Viena e Ingolstadt e estabeleceu Colégios Jesuítas em Munique, Innsbruck, Viena ,Wurzburg e Dillingen. Ele logo ficou famoso pelos seus notáveis sermões e uma coerente defesa da Doutrina Católica e sua resistência ao protestantismo especialmente na Bavária, Boehmia e em outras partes da Áustria. O Arquiduque (mais tarde imperador) Ferdinando tornou Pedro seu conselheiro e ofereceu a ele a importante SÉ Viena em 1552. Os superiores de Pedro exigiram que ele não aceitasse a Sé já que seus talentos eram exigidos em outros locais par a luta contra o Protestantismo. Ele tem o crédito de ter revitalizado o Catolicismo na Áustria e na Alemanha numa época de grande perigo de perda para o Protestantismo. Pelos seus brilhantes escritos e é honrado como o segundo Apóstolo da Alemanha. Um notável teólogo, Pedro foi o autor de vários catecismos, o mais famoso sendo a "Summa Doutrinae Cristianae" publicado em 1555. Summa apresenta os dogmas católicos e 211 questões e respostas e é a principal obra da Reforma Católica (com exceção dos Exercícios Espirituais) e já foi impressa em 400 edições ao longo dos anos. Pedro faleceu em do dia 21 de dezembro de 1597, na cidade de Friburgo, Suíça Foi beatificado em 1864 pelo papa Pio IX e canonizado e indicado Doutor da Igreja em 1925 pelo Papa Pio XI. É padroeiro da Alemanha, dos escritores e da imprensa católica. Sua festa é celebrada no dia 21 de dezembro.

Frases de São Pedro Canísio (clique para gerar a imagem)