Santo

Nasceu em 99 DC e o historiador Euzébius conta que muitos de seus milagres ainda são lembrados pelo povo de Jeruzalém. Na vigília da Páscoa o óleo para as lâmpadas havia acabado, Narcicio ordenou que se colocasse nelas água. Após, ele orou e para a surpresa de todos a água foi convertida em óleo para as lâmpadas que foram acesas e permaneceram acesas toda noite. Algum desse óleo ainda era guardado por lá quando Euzebius escreveu a sua história. Embora Narcisius fosse velho quando assumiu a Sé de Jeruzalem ele não era um Bispo fraco. Censurava a preguiça e a indiferença entre os leigos e o clérigos de sua diocese.Talvez por causa de sua severidade ele provocou a hostilidade de alguns e certa vez três pessoas juraram que ele havia cometido um crime hediondo. Um deles disse: “Se eu estiver mentindo que seja queimado”, o segundo disse: “Que eu morra leproso” e o terceiro : “Que eu fique cego”. Pouco tempo depois, o primeiro com toda a sua família morreu em um incêndio em sua casa, logo depois o segundo morreu de lepra. O terceiro, com muito medo, foi a praça pública e confessou toda a trama, mas chorou tanto, tanto que acabou ficando cego. Embora vingado Narcicius usou a acusação como desculpa para se retirar em oração, uma ambição que ele muito queria. Durante a sua ausência primeiro Pius e depois Germanius cuidaram de sua Sé. Narcicius viveu em completa solidão que muitos pensaram que havia morrido e assim o seu inesperado regresso a Jeruzalem foi como se ele tivesse retornado dos mortos. Ele foi recebido pelo povo de sua diocese com grande alegria e reassumiu suas funções episcopais. Ele continuou até sua morte em 215 com 116 anos de idade. Alguns documentos mencionam sua morte em 222 DC com 131 anos. Na arte litúrgica da Igreja São Narcicius é mostrado como um bispo segurando um cardo ( uma espécie de cactos cheio de espinhos) em seu peito , 2)as vezes com um pouco d’água perto dele e um anjo carregando-o para o céu. Ele é padroeiro contra picadas de insetos. Sua festa é celebrada no dia 29 de outubro.

Frases de São Narcísio de Jeruzalém (clique para gerar a imagem)