Santo

Foi uma virgem e martir, muito venerada em Roma. Ela é venerada como tendo sido a que batizou São Pedro. A tradição diz que ela teria sido martiriza nas primeiras execuções dos cristãos e teria enterrada nas catacumbas. Santa Prisca tem uma igreja na Aventine Hill. De acordo com a Ata de Prisca, Prisca era uma moça ainda jovem, que foi condenada a morte no anfiteatro pelos leões mas os dois leões que foram soltos em vez de ataca-la, para o espanto de todos, foram lamber os seus pés. Ela então foi enviada de volta a prisão e depois decapitada. Uma águia teria ficado vigiando seu corpo até que o mesmo foi enterrado, protegendo-o de qualquer predador. Foi construída na colina onde foi enterrada, uma igreja dedicada a ela. Na liturgia da igreja católica ela é mostrada como uma jovem cristã com dois leões a seus pés, uma espada e uma águia perto dela. O leão a seus pés significa a conquista do paganismo. Ela é venerada em Roma onde suas relíquias são guardadas na igreja de Santa Prisca e sua festa consta em calendários de 16 monastérios.

Frases de Santa Prisca (clique para gerar a imagem)