Início » Liturgia

Liturgia


5ª-FEIRA DA 1ª SEMANA - TEMPO COMUM

Israel foi derrotado e a arca de Deus foi capturada.
Leitura do Primeiro Livro de Samuel 4, 1-11
Naqueles dias os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec
e puseram-se em linha de combate diante de Israel. Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. E morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens.
O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: 'Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor, para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos'.
Então o povo mandou trazer de Silo a arca da aliança do Senhor Todo-poderoso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanhavam a arca.
Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel rompeu num grande clamor, que ressoou por toda a terra.
Os filisteus, ouvindo isso, diziam: 'Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?' E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento.
Os filisteus tiveram medo e disseram: 'Deus chegou ao acampamento!' E lamentavam-se:
'Ai de nós! porque os hebreus não estavam com essa alegria nem ontem nem ante-ontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto.
Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!'
Então os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para a sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens.
A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.
Palavra do Senhor
Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!
Porém, agora nos deixastes e humilhastes, / já não saís com nossas tropas para a guerra!Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, / os adversários nos pilharam à vontade.
R.
De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, / zombaria e gozação dos que nos cercam; para os pagãos somos motivo de anedotas, / zombam de nós a sacudir sua cabeça.
R.
Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? / Despertai! Não nos deixeis eternamente!Por que nos escondeis a vossa face / e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?
R.
A lepra desapareceu e o homem ficou curado
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 40-45
Naquele tempo:
Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'.
Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!'
No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
Então Jesus o mandou logo embora,
falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!'
Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação.

SANTO HILÁRIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Quem confessa o Filho, possui também o Pai.
Leitura da Primeira Carta de São João 2, 18-25
Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora.
Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era necessário ficar claro que nem todos são dos nossos.
Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.
Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade.
Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho.
Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui também o Pai.
Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai.
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
Palavra do Senhor.
Tu és eternamente sacerdote, segundo a ordem do rei Melquisedec!
Palavra do Senhor ao meu Senhor: / 'Assenta-te ao lado meu direito / até que eu ponha os inimigos teus / como escabelo por debaixo de teus pés!'
R.
O Senhor estenderá desde Sião / vosso cetro de poder, pois ele diz: / 'Domina com vigor teus inimigos;
R.
tu és príncipe desde o dia em que nasceste; / na glória e esplendor da santidade, / como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'
R.
Jurou o Senhor e manterá sua palavra: / 'Tu és sacerdote eternamente, / segundo a ordem do rei Melquisedec!'
R.
Vós sois a luz do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 13-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.
Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.
Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus'.
Palavra da Salvação.