5ª-FEIRA DA 21ª SEMANA - TEMPO COMUM

Nele fostes enriquecidos em tudo.
Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 1-9
Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus:
Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda a palavra e em todo o conhecimento,
à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós.
Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.
É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo.
Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.
Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!.
Todos os dias haverei de bendizer-vos, / hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, / e ninguém pode medir sua grandeza.
Uma idade conta à outra vossas obras / e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória / e divulgam vossas obras portentosas!
Narram todos vossas obras poderosas, / e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso / e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
Ficai preparados!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 24, 42-51
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:
Ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa?
Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.
Mas, se o empregado mau pensar: 'Meu senhor está demorando',
e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados;
então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe.
Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

SÃO LUÍS DE FRANÇA - SANTORAL

Permanecem estas três: fé, esperança, caridade.
Mas a maior delas é a caridade.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12, 31-13, 13
Irmãos:
Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior.
Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada.
Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria.
A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece;
não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor;
não se alegra com a iniqüidade, mas regozija-se com a verdade.
Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo.
A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.
Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita.
Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.
Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança.
Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido.
Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
Ou: Provai e vede quão suave é o Senhor!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha!Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.
O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, / porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, / mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
Quem recebe em meu nome uma criança como esta,
é a mim que recebe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 1-5
Naquela hora,
os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?'
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.