5ª-FEIRA DA 5ª SEMANA - QUARESMA

Farei de ti o pai de uma multidão de nações.
Leitura do Livro do Gênesis 17, 3-9
Naqueles dias:
Abrão prostrou-se com o rosto por terra.
E Deus lhe disse: 'Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações.
Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.
Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti.
Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes.
A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes'.
Deus disse a Abraão: 'Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre.
O Senhor se lembra sempre da Aliança!
Procurai o Senhor Deus e seu poder, / buscai constantemente a sua face!Lembrai as maravilhas que ele fez, / seus prodígios e as palavras de seus lábios!
Descendentes de Abraão, seu servidor, / e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, / vigoram suas leis em toda a terra.
Ele sempre se recorda da Aliança, / promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, / e do seu santo juramento a Isaac.
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8, 51-59
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus:
Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte. '
Disseram então os judeus: 'Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'.
Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?'
Jesus respondeu: 'Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus.
No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra.
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se. '
Os judeus disseram-lhe então: 'Nem sequer cinqüenta anos tens , e viste Abraão!'
Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou'.
Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE, PRESB. - SANTORAL

Guarda o precioso depósito,
com a ajuda do Espírito Santo.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1, 13-14; 2, 1-3
Caríssimo:
Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus.
Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.
Meu filho, fortifica-te na graça de Jesus Cristo.
O que de mim aprendeste na presença de tantas testemunhas, confia isso a homens fiéis, que sejam capazes de ensiná-lo também a outros.
Assume a tua parte do sofrimento, como bom soldado de Cristo Jesus.
Feliz aquele que encontra seu prazer na lei de Deus!
Ou: É feliz quem a Deus se confia!
Ou: O justo florirá como a palmeira, nos átrios de meu Deus.
Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados, / nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessaEis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo, / e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,
mas bem outra é a sorte dos perversos. / Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte.
Quem recebe em meu nome uma criança como esta,
é a mim que recebe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 1-5
Naquela hora,
os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?'
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.