Pular para o conteúdo

Liturgia


SÁBADO DA 30ª SEMANA - TEMPO COMUM

Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 1, 18b-26
Irmãos:
De qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado. E eu me alegro com isso, e sempre me alegrarei.
Pois eu sei que isso resultará na minha salvação graças à vossa oração e à assistência do Espírito de Jesus Cristo.
Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança, não terei de corar de vergonha. Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte.
Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher.
Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo - o que para mim seria de longe o melhor -
mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo.
Por isso, sei com certeza que vou ficar e continuar com vós todos, para que possais progredir e alegrar-vos na fé.
Assim, com a minha volta para junto de vós, vai aumentar ainda a razão de vos gloriardes em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
Assim como a corça suspira / pelas águas correntes, / suspira igualmente minh'alma / por vós, ó meu Deus!
R.
Minha alma tem sede de Deus, / e deseja o Deus vivo. / Quando terei a alegria de ver / a face de Deus?
R.
Recordo saudoso o tempo / em que ia com o povo. / Peregrino e feliz caminhando / para a casa de Deus, / entre gritos, louvor e alegria / da multidão jubilosa.
R.
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 1. 7-11
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:
'Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu,
e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados.
Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado. '
Palavra da Salvação.