3ª-FEIRA DA 26ª SEMANA - TEMPO COMUM

Por que foi dado à luz um infeliz?
Leitura do Livro de Jó 3, 1-3. 11-17. 20-23
Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia,
dizendo:
'Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido.
Por que não morri desde o ventre materno, ou não expirei ao sair das entranhas?
Por que me acolheu um regaço e seios uns me amamentaram?
Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso,
com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos;
ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios.
Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz.
Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças.
Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada?
Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro;
eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura.
Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?'
Chegue a minha oração até a vossa presença.
A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, / e de noite se eleva até vós meu gemido. Chegue a minha oração até a vossa presença, / inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!
Saturada de males se encontra a minh'alma, / minha vida chegou junto às portas da morte. Sou contado entre aqueles que descem à cova, / toda gente me vê como um caso perdido!
O meu leito já tenho no reino dos mortos, / como um homem caído que jaz no sepulcro, / de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre / e excluiu por completo da sua atenção.
Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, / nos locais tenebrosos da sombra da morte. Sobre mim cai o peso do vosso furor, / vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.
Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 51-56
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém
e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus.
Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?'
Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
E partiram para outro povoado.

SÃO VICENTE DE PAULO, PRESB. - SANTORAL

Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 26-31
Irmãos, considerai vós mesmos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres.
Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte;
Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante,
para que ninguém possa gloriar-se diante dele.
É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação,
para que, como está escrito, 'quem se gloria, glorie-se no Senhor'.
É feliz quem respeita o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Feliz o homem que respeita o Senhor / e que ama com carinho a sua lei!Sua descendência será forte sobre a terra, / abençoada a geração dos homens retos!
Haverá glória e riqueza em sua casa, / e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, / como luz brilha nas trevas para os justos.
Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente! Ele não teme receber notícias más.
Confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranqüilo e nada teme, / e confusos há de ver seus inimigos.
Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez, / e crescerão a sua glória e seu pode
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9, 35-38
Naquele tempo,
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:
'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'