14º DOMINGO - TEMPO COMUM

Eis que farei correr para ela a paz como um rio.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 66, 10-14c
Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós que choráveis por ela,
para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória.
Isto diz o Senhor: 'Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos.
Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém.
Tudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, / dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras!
Toda a terra vos adore com respeito / e proclame o louvor de vosso nome!'Vinde ver todas as obras do Senhor: / seus prodígios estupendos entre os homens!
O mar ele mudou em terra firme, / e passaram pelo rio a pé enxuto. / Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!
Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: / vou contar-vos todo bem que ele me fez!Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, / não rejeitou minha oração e meu clamor, / nem afastou longe de mim o seu amor!
Trago em meu corpo as marcas de Jesus.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 6, 14-18
Irmãos:
Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo.
Pois nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova.
E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus, paz e misericórdia.
Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus.
Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém!
A vossa paz repousará sobre ele.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10, 1-12. 17-20
Naquele tempo:
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!'
Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.
Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós. '
Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!
Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.
Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome. '
Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago.
Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal.
Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. '

SÃO TOMÉ, APÓSTOLO - SANTORAL

Vós fostes integrados no edifício
que tem como fundamento os apóstolos.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2, 19-22
Irmãos:
Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus.
Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal.
É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor.
E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o!
Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel!
Meu Senhor e meu Deus!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20, 24-29
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.
Os outros discípulos contaram-lhe depois: 'Vimos o Senhor!'. Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'
Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: 'A paz esteja convosco'.
Depois disse a Tomé: 'Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel'.
Tomé respondeu: 'Meu Senhor e meu Deus!'
Jesus lhe disse: 'Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!'