6ª-FEIRA DA 6ª SEMANA - PÁSCOA

Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 18, 9-18
Estando Paulo em Corinto,
uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: 'Não tenhas medo; continua a falar e não te cales,
porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence. '
Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
Na época em que Galião era proncônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal,
dizendo: 'Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei. '
Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: 'Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa.
Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas. '
E Galião mandou-os sair do tribunal.
Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso.
Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça pois tinha feito uma promessa.
O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Povos todos do universo, batei palmas, / gritai a Deus aclamações de alegria!Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, / o soberano que domina toda a terra.
Os povos sujeitou ao nosso jugo / e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, / a glória de Jacó, seu bem-amado.
Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, / salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16, 20-23a
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.
A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
Naquele dia, não me perguntareis mais nada.

SANTO AGOSTINHO DE CANTUÁRIA, BISPO - SANTORAL

Desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus,
mas até, a própria vida.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 2, 2b-8
Irmãos:
Encontramos em Deus a coragem de vos anunciar o evangelho, em meio a grandes lutas.
A nossa exortação não se baseia no erro, na ambigüidade ou no desejo de enganar.
Ao contrário, uma vez que Deus nos achou dignos para que nos confiasse o evangelho, falamos não para agradar aos homens, mas a Deus, que examina os nossos corações.
Bem sabeis que nunca usamos palavras de adulação, nem procedemos movidos por disfarçada ganância. Deus é testemunha disso.
E também não procuramos elogios humanos, nem da parte de vós, nem de outros,
embora pudéssemos fazer valer a nossa autoridade de apóstolos de Cristo. Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos.
Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus, mas até, a própria vida; a tal ponto chegou a nossa afeição por vós.
Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, / e entre os povos do universo seus prodígios!
Ó família das nações, dai ao Senhor, / ó nações, dai ao Senhor poder e glória, / 8adai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor! / Ele firmou o universo inabalável, / e os povos ele julga com justiça.
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9, 35-38
Naquele tempo,
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:
'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'