SÁBADO DA 17ª SEMANA - TEMPO COMUM

Na verdade o Senhor enviou-me a vós
para falar tudo isso a vossos ouvidos.
Leitura do Livro do Pofeta Jeremias 26, 11-16. 24
Naqueles dias:
Os sacerdotes e profetas dirigiram-se aos chefes e a todo o povo, dizendo: 'Este homem foi julgado réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos'.
Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: 'O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes.
Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós.
Eu estou aqui, em vossas mãos, fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo,
mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos. '
Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: 'Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus. '
Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto.
Palavra do Senhor
No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!
Retirai-me deste lodo, pois me afundo! / Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, / e salvai-me destas águas tão profundas!Que as águas turbulentas não me arrastem, / não me devorem violentos turbilhões, / nem a cova feche a boca sobre mim!
Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! / Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!Cantando eu louvarei o vosso nome / e agradecido exultarei de alegria!
Humildes, vede isto e alegrai-vos: / o vosso coração reviverá, / se procurardes o Senhor continuamente!Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, / e não despreza o clamor de seus cativos.
Herodes mandou cortar a cabeça de João.
Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14, 1-12
Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes.
Ele disse a seus servidores: 'É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele. '
De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.
Pois João tinha dito a Herodes: 'Não te é permitido tê-la como esposa. '
Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta.
Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes
que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
Instigada pela mãe, ela disse: 'Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista. '
O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela.
E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere.
Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe.
Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

SÃO PEDRO CRISÓLOGO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Anunciar aos pagãos
a insondável riqueza de Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3, 8-12
Irmãos:
Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo
e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo.
Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus,
de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.
De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!
Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.
Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.
A boca fala do que o coração está cheio.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6, 43-45
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons.
Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.
O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio'.