2ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - PÁSCOA

Não conseguiam resistir à sabedoria
e ao Espírito com que ele falava.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 6, 8-15
Naqueles dias:
Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.
Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.
Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: 'Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus. '
Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.
Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: 'Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei.
E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu. '
Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Que os poderosos reunidos me condenem; / o que me importa é o vosso julgamento!Minha alegria é a vossa Aliança, / meus conselheiros são os vossos mandamentos.
Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, / ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!Fazei-me conhecer vossos caminhos, / e então meditarei vossos prodígios!
Afastai-me do caminho da mentira / e dai-me a vossa lei como um presente!Escolhi seguir a trilha da verdade, / diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6, 22-29
Depois que Jesus saciara os cinco mul homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar.
No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças.
Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: 'Rabi, quando chegaste aqui?'
Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo. '
Então perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?'
Jesus respondeu: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou'.

SANTO ATANÁSIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Leitura da Primeira Carta de São João 5, 1-5
Caríssimos:
Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu.
Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados,
pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
O justo tem nos lábios o que é sábio.
Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração.
Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, / e o teu direito, como o sol do meio-dia.
O justo tem nos lábios o que é sábio, / sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, / e seus passos não vacilam no caminho.
Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 22-25a
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor.
Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor.