3ª-FEIRA DA 25ª SEMANA - TEMPO COMUM

Sentenças diversas.
Leitura do Livro dos Provérbios 21, 1-6. 10-13
O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer.
O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações.
Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios.
Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado.
Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência.
Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte.
A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo.
Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber.
O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça.
Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.
Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!
Feliz o homem sem pecado em seu caminho, / que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
Fazei-me conhecer vossos caminhos, / e então meditarei vossos prodígios!
Escolhi seguir a trilha da verdade, / diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, / e de todo o coração a guardarei.
Guiai meus passos no caminho que traçastes, / pois só nele encontrarei felicidade.
Cumprirei constantemente a vossa lei; / para sempre, eternamente a cumprirei!
Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8, 19-21
Naquele tempo:
A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão.
Então anunciaram a Jesus: 'Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver. '
Jesus respondeu: 'Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. '

SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, PRESB., E SÃO PAULO - SANTORAL

Foram aceitos como ofertas de holocausto.
Leitura do Livro da Sabedoria 3, 1-9
A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá.
Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça,
e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz.
Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade;
tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si.
Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto;
no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha;
vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre.
Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.
Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, / 2bnossos lábios, de canções.
Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas fez com eles o Senhor!'Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria!
4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, / ceifarão com alegria.
Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!
Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9, 23-26
Naquele tempo,
Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos'.