4ª-FEIRA DA 32ª SEMANA - TEMPO COMUM

Outrora éramos extraviados,
mas por sua misericórdia ele nos salvou.
Leitura da Carta de São Paulo a Tito 3, 1-7
Caríssimo:
Admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra.
Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e dêem provas de mansidão para com todos os homens.
Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros.
Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens:
Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo,
que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo.
Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança!
Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, / por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei / pelos tempos infinitos.
Não houve quem voltasse para dar glória
a Deus, a não ser este estrangeiro.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 11-19
Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.
Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância,
e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes. ' Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.
Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?'
E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou. '

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO - SANTORAL

Vós sois o santuário de Deus.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3, 9c-11. 16-17
Irmãos:
Vós sois construção de Deus.
Segundo a graça que Deus me deu, eu coloquei - como experiente mestre de obra - o alicerce, sobre o qual outros se põem a construir. Mas cada qual veja bem como está construindo.
De fato, ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo.
Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário.
Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
O Senhor para nós é refúgio e vigor, / sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, / se os montes desabam, caindo nos mares.
Os braços de um rio vêm trazer alegria / à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! / Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
Conosco está o Senhor do universo! / O nosso refúgio é o Deus de Jacó! / 9Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus / e a obra estupenda que fez no universo: / reprime as guerras na face da terra.
Jesus estava falando do Templo do seu corpo.
+ Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2, 13-22
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém.
No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados.
Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas.
E disse aos que vendiam pombas: 'Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!'
Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: 'O zelo por tua casa me consumirá'.
Então os judeus perguntaram a Jesus: 'Que sinal nos mostras para agir assim?'
Ele respondeu: 'Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei'.
Os judeus disseram: 'Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?'
Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo.
Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.