6ª-FEIRA DA 15ª SEMANA - TEMPO COMUM

Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 38, 1-6. 21-22. 7-8
Naqueles dias, Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: 'Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás'.
Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo:
'Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos'. Ezequias prorrompeu num grande choro.
A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías:
'Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: 'Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos,
vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção'.
Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom.
Perguntou Ezequias: 'E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?'
Este é o sinal que terás do Senhor, de que ele cumprirá a promessa que fez:
Eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz'. De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido.
Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.
Eu dizia: 'É necessário que eu me vá / no apogeu de minha vida e de meus dias; / para a mansão triste dos mortos descerei, / sem viver o que me resta dos meus anos'.
Eu dizia: 'Não verei o Senhor Deus / sobre a terra dos viventes nunca mais; / nunca mais verei um homem neste mundo!'
Minha morada foi à força arrebatada, / desarmada como a tenda de um pastor. / Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, / mas agora foi cortada a sua trama.
O Senhor está sobre eles: eles vivem, / entre eles viverá o meu espírito. / Tu me restabelecerás e me farás viver.
O Filho do Homem é senhor do sábado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12, 1-8
Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer.
Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: 'Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!'
Jesus respondeu-lhes: 'Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome?
Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes?
Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo.
Se tivésseis compreendido o que significa: 'Quero a misericórdia e não o sacrifício', não teríeis condenado os inocentes.
De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado. '

SÃO BOAVENTURA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Conhecer o amor de Cristo,
que ultrapassa todo o conhecimento.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3, 14-19
Irmãos:
Eu dobro os joelhos diante do Pai,
de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra.
Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior,
que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor.
Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade,
e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.
De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!
Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.
Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.
O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23, 8-12
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.
Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo.
Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado'.