3ª-FEIRA DA 12ª SEMANA - TEMPO COMUM

Protegerei esta cidade e a salvarei
em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi.
Leitura do Segundo Livro dos Reis 19, 9b-11. 14-21. 31-35a. 36
Naqueles dias:
Senaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe:
Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios.
Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?'
Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor
e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: 'Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra.
Inclina o teu ouvido, Senhor e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo.
É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios;
lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra, por isso os puderam destruir.
Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus'.
Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: 'Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria.
Eis o que o Senhor disse dele: A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas.
Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor Todo-poderoso.
Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma.
Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor.
Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi'.
Naquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens.
Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.
O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
Grande é o Senhor e muito digno de louvores / na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora / é a alegria do universo.
Monte Sião, no extremo norte situado, / és a mansão do grande Rei!Deus revelou-se em suas fortes cidadelas / um refúgio poderoso.
Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade / em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor / aos confins de toda a terra.
Tudo quanto quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 7, 6. 12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas.
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele!
Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!

SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO - SANTORAL

Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Leitura da Primeira Carta de São João 5, 1-5
Caríssimos:
Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu.
Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados,
pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Senhor, sois a porção da minha herança e do meu cálice.
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor'; Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, / e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, /
Amarás o Senhor teu Deus, e ao
teu próximo como a ti mesmo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22, 34-40
Naquele tempo:
Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo,
e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?'
Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!'
Esse é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.
Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação