4ª-FEIRA DA 1ª SEMANA - ADVENTO

O Senhor convida para o seu banquete
e enxugará as lágrimas de todas as faces.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 25, 6-10a
Naquele dia:
O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.
Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações.
O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra, o Senhor o disse.
Naquele dia, se dirá: 'Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo'.
E a mão do Senhor repousará sobre este monte.
Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança!
Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, / por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei / pelos tempos infinitos.
Jesus cura muitos e multiplica os pães.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 15, 29-37
Naquele tempo:
Jesus foi para as margens do mar da Galiléia, subiu a montanha, e sentou-se.
Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou.
O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.
Jesus chamou seus discípulos e disse: 'Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho. '
Os discípulos disseram: 'Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?'
Jesus perguntou: 'Quantos pães tendes?' Eles responderam: 'Sete, e alguns peixinhos'.
E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão.
Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões.
Todos comeram, e ficaram satisfeitos. e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO - SANTORAL

A fé vem da pregação
e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10, 9-18
Irmãos:
Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação.
Pois a Escritura diz: 'Todo aquele que nele crer não ficará confundido'.
Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam.
De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.
Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue?
E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: 'Quão belos são os pés dos que anunciam o bem'.
Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: 'Senhor, quem acreditou em nossa pregação?'
Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois 'a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo'.
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, / a noite à noite publica esta notícia.
Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz.
Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4, 18-22
Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.
Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. '
Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.
Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.