5ª-FEIRA DA 26ª SEMANA - TEMPO COMUM

Eu sei que o meu redentor está vivo.
Leitura do Livro de Jó 19, 21-27
Disse Jó:
Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu!
Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar?
Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição
com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre!
Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó;
e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus.
Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, / atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante.
é vossa face que eu procuro, Não afasteis em vossa ira o vosso servo, / sois vós o meu auxílio!Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor!
A vossa paz repousará sobre ele.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 1-12
Naquele tempo:
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!'
Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.
Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós. '
Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!
Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS - SANTORAL

Serviam-no milhares de milhares.
Leitura da Profecia de Daniel 7, 9-10. 13-14
Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.
Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença.
Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma.
Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, / quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: / 'Como a glória do Senhor é grandiosa!'/
Vereis o céu aberto e os anjos de Deus
subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 47-51
Naquele tempo,
Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentOu:
'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'.
Natanael perguntOu:
'De onde me conheces?' Jesus respondeu: 'Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi'.
Natanael respondeu: 'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'.
Jesus disse: 'Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!'
E Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem'.