Pular para o conteúdo

Liturgia


3ª-FEIRA DA 2ª SEMANA - TEMPO COMUM

Samuel ungiu Davi na presença de seus irmãos.
E a partir daquele dia,
o espírito do Senhor se apoderou de Davi.
Leitura do Primeiro Livro de Samuel 16, 1-13
Naqueles dias:
O Senhor disse a Samuel: 'Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos'.
Samuel ponderou: 'Como posso ir? Se Saul o souber, vai-me matar'. O Senhor respondeu: 'Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: 'Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor'.
Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar'.
Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: 'É de paz a tua vinda?'
'Sim, é de paz', respondeu Samuel. 'Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima'. Ele purificou então Jessé e seu filhos e convidou-os para o sacrifício.
Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: 'Certamente é este o ungido do Senhor!'
Mas o Senhor disse-lhe: 'Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o senhor olha o coração'.
Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: 'Também não é este que o Senhor escolheu'.
Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: 'A este tampouco o Senhor escolheu'.
Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: 'O Senhor não escolheu a nenhum deles'.
E acrescentou: 'Estão aqui todos os teus filhos?' Jessé respondeu: 'Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas'. E Samuel ordenou a Jessé: 'Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar'.
Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: 'Levanta-te, unge-o: é este!'
Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.
Palavra do Senhor.
Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
Outrora vós falastes em visões a vossos santos: / 'Coloquei uma coroa na cabeça de um herói / e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.
R.
Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, / e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, / e meu braço poderoso há de ser a sua força.
R.
Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, / sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!`E por isso farei dele o meu filho primogênito, / sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo.
R.
O sábado foi feito para o homem,
e não o homem para o sábado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2, 23-28
Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam.
Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?'
Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?
Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães. '
E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.
Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado. '
Palavra da Salvação.

SANTA INÊS, VIRGEM E MÁRTIR - SANTORAL

Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 26-31
Irmãos, considerai vós mesmos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres.
Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte;
Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante,
para que ninguém possa gloriar-se diante dele.
É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação,
para que, como está escrito, 'quem se gloria, glorie-se no Senhor'.
Palavra do Senhor.
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. / Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome.
R.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança!
R.
Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda.
R.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, / por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei / pelos tempos infinitos.
R.
Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13, 44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.
Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
Palavra da Salvação.