3ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - TEMPO COMUM

Davi e toda a casa de Israel
conduziram a arca do Senhor com júbilo.
Leitura do Segundo Livro de Samuel 6, 12b-15. 17-19
Naqueles dias:
Davi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi.
A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor, sacrificavam um boi e um carneiro.
Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor.
Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas.
Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor.
Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor Todo-poderoso.
E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.
Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória? É o Senhor, o valoroso, o grandioso!'
'Ó portas, levantai vossos frontões! / Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, / a fim de que o Rei da glória possa entrar!'
Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória?' / 'É o Senhor, o valoroso, o onipotente, / o Senhor, o poderoso nas batalhas!'
Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória?' / 'O Rei da glória é o Senhor onipotente, / o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!'
Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 31-35
Naquele tempo:
Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo.
Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura. '
Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos.
Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. '

SANTO TOMÁS DE AQUINO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Amei a sabedoria mais que a saúde e a beleza.
Leitura do Livro da Sabedoria 7, 7-10. 15-16
Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria.
Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza;
a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama.
Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga.
Deus me conceda falar com inteligência e ter pensamentos dignos dos dons que recebi, pois ele não só mostra o caminho da Sabedoria, como também corrige os sábios;
em suas mãos estamos nós e as nossas palavras, assim como toda a inteligência e habilidade.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.
De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!
Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.
Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.
O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23, 8-12
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.
Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo.
Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado'.