4ª-FEIRA DA 26ª SEMANA - TEMPO COMUM

Como poderia o homem ser justo diante de Deus?
Leitura do Livro de Jó 9, 1-12. 14-16
Jó respondeu a seus amigos e disse:
'Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus?
Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo.
Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso?
Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera.
Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam.
Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas.
Sozinho desdobra os céus, e caminha sobre as ondas do mar.
Criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do Sul.
Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta.
Se passa junto de mim, não o vejo, e quando se afasta, não o percebo.
Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: - O que está fazendo?
Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos?
Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar, e deveria pedir misericórdia ao meu juiz.
Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz'.
Chegue a minha oração até a vossa presença!
Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? / poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?
No sepulcro haverá quem vos cante o amor / e proclame entre os mortos a vossa verdade?Vossas obras serão conhecidas nas trevas, / vossa graça, no reino onde tudo se esquece?
Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, / minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? / E por que escondeis vossa face de mim?
Eu te seguirei para onde quer que fores.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 57-62
Naquele tempo:
Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: 'Eu te seguirei para onde quer que fores. '
Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. '
Jesus disse a outro: 'Segue-me. ' Este respondeu: 'Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai. '
Jesus respondeu: 'Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus. '
Um outro ainda lhe disse: 'Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares. '
Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus. '

SÃO JERÔNIMO, PRESB. E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 3, 14-17
Caríssimo:
Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste.
Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça,
a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda a boa obra.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.
De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!
Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.
Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.
Coisas novas e velhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13, 47-52
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
'O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.
Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos,
e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes.
Compreendestes tudo isso?' Eles responderam: 'Sim'.
Então Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas'.