3ª-FEIRA DA 26ª SEMANA - TEMPO COMUM

Por que foi dado à luz um infeliz?
Leitura do Livro de Jó 3, 1-3. 11-17. 20-23
Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia,
dizendo:
'Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido.
Por que não morri desde o ventre materno, ou não expirei ao sair das entranhas?
Por que me acolheu um regaço e seios uns me amamentaram?
Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso,
com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos;
ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios.
Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz.
Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças.
Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada?
Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro;
eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura.
Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?'
Chegue a minha oração até a vossa presença.
A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, / e de noite se eleva até vós meu gemido. Chegue a minha oração até a vossa presença, / inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!
Saturada de males se encontra a minh'alma, / minha vida chegou junto às portas da morte. Sou contado entre aqueles que descem à cova, / toda gente me vê como um caso perdido!
O meu leito já tenho no reino dos mortos, / como um homem caído que jaz no sepulcro, / de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre / e excluiu por completo da sua atenção.
Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, / nos locais tenebrosos da sombra da morte. Sobre mim cai o peso do vosso furor, / vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.
Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 51-56
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém
e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus.
Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?'
Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
E partiram para outro povoado.

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS - SANTORAL

Serviam-no milhares de milhares.
Leitura da Profecia de Daniel 7, 9-10. 13-14
Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.
Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença.
Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma.
Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, / quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: / 'Como a glória do Senhor é grandiosa!'/
Vereis o céu aberto e os anjos de Deus
subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 47-51
Naquele tempo,
Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentOu:
'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'.
Natanael perguntOu:
'De onde me conheces?' Jesus respondeu: 'Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi'.
Natanael respondeu: 'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'.
Jesus disse: 'Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!'
E Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem'.