2ª-FEIRA DA 1ª SEMANA - ADVENTO

O Senhor reúne todas as nações para a paz eterna do Reino.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 2, 1-5
Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.
Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações,
para lá irão numerosos povos e dirão: 'Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos'; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
Ele há de julgar as nações e argüir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate.
Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!
Que alegria, quando ouvi que me disseram: / 'Vamos à casa do Senhor!'E agora nossos pés já se detêm, / Jerusalém, em tuas portas.
Jerusalém, cidade bem edificada / num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, / as tribos do Senhor.
Para louvar, segundo a lei de Israel, / o nome do Senhor. A sede da justiça lá está / e o trono de Davi.
Rogai que viva em paz Jerusalém, / e em segurança os que te amam!Que a paz habite dentro de teus muros, / tranqüilidade em teus palácios!
Por amor a meus irmãos e meus amigos, / peço: 'A paz esteja em ti!'Pelo amor que tenho à casa do Senhor, / eu te desejo todo bem!
Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 5-11
Naquele tempo:
Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando:
'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. '
Jesus respondeu: 'Vou curá-lo. '
O oficial disse: 'Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado.
Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz. '
Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: 'Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.
Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.
Palavra da Salvação

SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO - SANTORAL

A fé vem da pregação
e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10, 9-18
Irmãos:
Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação.
Pois a Escritura diz: 'Todo aquele que nele crer não ficará confundido'.
Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam.
De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.
Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue?
E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: 'Quão belos são os pés dos que anunciam o bem'.
Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: 'Senhor, quem acreditou em nossa pregação?'
Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois 'a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo'.
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, / a noite à noite publica esta notícia.
Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz.
Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4, 18-22
Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.
Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. '
Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.
Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.