SÁBADO DA 24ª SEMANA - TEMPO COMUM

Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15, 35-37. 42-49
Irmãos:
Alguém perguntará? Como ressuscitam os mortos?
Insensato! O que semeias, não nasce sem antes morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou de alguma outra planta.
Pois assim será também a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção.
Semeia-se em ignomínia, e ressuscita-se em glória. Semeia-se em fraqueza, e ressuscita-se em vigor.
Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual.
Por isso está escrito: o primeiro homem, Adão, 'foi um ser vivo'. O segundo Adão é um espírito vivificante.
Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual.
O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu.
Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes.
E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.
Na presença do Senhor, andarei na luz da vida.
Meus inimigos haverão de recuar / em qualquer dia em que eu vos invocar; / tenho certeza: o Senhor está comigo!
Confio em Deus e louvarei sua promessa; é no Senhor que eu confio e nada temo: / que poderia contra mim um ser mortal?
Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, / e vos oferto um sacrifício de louvor, porque da morte arrancastes minha vida / e não deixastes os meus pés escorregarem, / para que eu ande na presença do senhor, / na presença do Senhor na luz da vida.
E o que caiu em terra boa são aqueles que,
conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8, 4-15
Naquele tempo:
Reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:
'O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade.
Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram.
Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um. ' Dizendo isso, Jesus exclamou: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. '
Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola.
Jesus respondeu: 'A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam.
A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.
Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás.
Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.
E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

SÃO JANUÁRIO, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL

Suportastes longas e dolorosas lutas.
Leitura da Carta aos Hebreus 10, 32-36
Irmãos:
Lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas.
Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados.
Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável.
Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa.
De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.
Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, / 2bnossos lábios, de canções.
Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas fez com eles o Senhor!'Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria!
4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, / ceifarão com alegria.
Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!
Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 24-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará'.