3ª-FEIRA DA 7ª SEMANA - TEMPO COMUM

Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal.
Leitura da Carta de São Tiago 4, 1-10
Caríssimos:
De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?
Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis.
Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.
Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.
Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: 'Com ciúme anela o espirito que nos habita'?
Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: 'Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes'.
Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios.
Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento.
Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.
Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
É por isso que eu digo na angústia: / 'Quem me dera ter asas de pomba / e voar para achar um descanso!Fugiria, então, para longe, / e me iria esconder no deserto.
Acharia depressa um refúgio / contra o vento, a procela, o tufão'. Ó Senhor, confundi as más línguas.
Dispersai-as, porque na cidade / só se vê violência e discórdia!Dia e noite circundam seus muros.
Lança sobre o Senhor teus cuidados, / porque ele há de ser teu sustento, / e jamais ele irá permitir / que o justo para sempre vacile!
O Filho do Homem vai ser entregue. . .
Se alguém quiser ser o primeiro, que
seja aquele que serve a todos!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9, 30-37
Naquele tempo:
Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso,
pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'.
Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.
Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: 'O que discutíeis pelo caminho?'
Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!'
Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse:
'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'.