21º DOMINGO - TEMPO COMUM

Eu o farei portar aos ombros
a chave da casa de Davi.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 22, 19-23
Assim diz o Senhor a Sobna, o administrador do palácio:
`Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo.
Acontecerá que nesse dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias,
e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.
Eu o farei portar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir.
Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai.
Ó‚ Senhor, vossa bondade é para sempre! completai em mim a obra começada!
Ao Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma.
Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, / e de longe reconhece os orgulhosos. ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada, / esta obra que fizeram vossas mãos!
Tudo é dele, por ele, e para ele.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 11, 33-36
À profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos!
De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição?
Na verdade, tudo é dele, por ele, e para ele. A ele, a glória para sempre. Amém!
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16, 13-20
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas. '
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. '
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus. '
Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM - SANTORAL

Eu vos desposei a um único esposo,
apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10, 17-11, 2
Irmãos:
Quem se gloria, glorie-se no Senhor.
Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo.
Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais.
Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ou: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
Louvai o Senhor Deus nos altos céus, / louvai-o no excelso firmamento!Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, / louvai-o, legiões celestiais!
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, / e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, / anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
A majestade e esplendor de sua glória / ultrapassam em grandeza o céu e a terra. Ele exaltou seu povo eleito em poderio / ele é o motivo de louvor para os seus santos. / É um hino para os filhos de Israel, / este povo que ele ama e lhe pertence.
Vende todos os seus bens e compra aquele campo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.
Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.