Pular para o conteúdo

Liturgia


4ª-FEIRA DA 10ª SEMANA - TEMPO COMUM

Para que este povo reconheça que tu, Senhor, és Deus,
e que és tu que convertes os seus corações!
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 18, 20-39
Naqueles dias:
Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo.
Então Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: 'Até quando andareis mancando com os dois pés? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui a ele'. O povo não respondeu uma palavra.
Então Elias disse ao povo: 'Eu sou o único profeta do Senhor que resta, ao passo que os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta.
Dêem-nos dois novilhos; que eles escolham um novilho e, depois de cortá-lo em pedaços, coloquem-no sobre a lenha, mas sem pôr fogo por baixo. Eu prepararei depois o outro novilho e o colocarei sobre a lenha e tampouco lhe porei fogo.
Em seguida, invocareis o nome de vosso deus e eu invocarei o nome do Senhor. O Deus que ouvir, enviando fogo, este é o Deus verdadeiro'. Todo o povo respondeu, dizendo: 'Ótima proposição. '
Elias disse então aos profetas de Baal: 'Escolhei vós um novilho e começai, pois sois maioria. E invocai o nome de vosso deus, mas não lhe ponhais fogo'.
Eles tomaram o novilho que lhes foi dado e prepararam-no. E invocavam o nome de Baal desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: 'Baal, ouve-nos!' Mas não se ouvia voz alguma e ninguém que respondesse. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado.
Ao meio-dia, Elias zombou deles, dizendo: 'Gritai mais alto, pois sendo um deus, tem suas ocupações. Porventura ausentou-se ou está de viagem; ou talvez esteja dormindo e é preciso que o acordem'.
Então eles gritavam ainda mais forte, e retalhavam-se, segundo o seu costume, com espadas e lanças, até o sangue escorrer.
Passado o meio-dia, entraram em transe até a hora do sacrifício vespertino. Mas não se ouviu voz nenhuma, nem resposta nem sinal de atenção.
Então Elias disse a todo o povo: 'Aproximai-vos de mim'. Todo o povo veio para perto dele. E ele refez o altar do Senhor que tinha sido demolido.
Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Deus tinha dito: 'Teu nome será Israel',
e edificou com as pedras um altar ao nome do Senhor. Fez em redor do altar um rego, capaz de conter duas medidas de sementes.
Empilhou a lenha, esquartejou o novilho e colocou-o sobre a lenha,
e disse: 'Enchei quatro talhas de água e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha'. Depois, disse: 'Outra vez'. E eles assim fizeram uma segunda vez. E acrescentou: 'Ainda uma terceira vez'. E assim foi feito.
A água correu em voltar do altar e o rego ficou completamente cheio.
Chegada a hora do sacrifício, o profeta Elias aproximou-se e disse: 'Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, mostra hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que é por ordem tua que fiz estas coisas.
Ouve-me, Senhor, ouve-me, para que este povo reconheça que tu, Senhor, és Deus, e que és tu que convertes os seus corações!'
Então caiu o fogo do Senhor, que devorou o holocausto, a lenha, as pedras e a poeira, e secou a água que estava no rego.
Vendo isto, o povo todo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: 'É o Senhor que é Deus, é o Senhor que é Deus!'
Palavra do Senhor.
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor.
R.
Multiplicam, no entanto, suas dores / os que correm para os deuses estrangeiros; / seus sacrifícios sangüinários não partilho, / nem seus nomes passarão pelos meus lábios.
R.
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos!Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo. R.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, / delícia eterna e alegria ao vosso lado!
R.
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos,
este será considerado grande.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.
Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
Palavra da Salvação.