3ª-FEIRA DA 18ª SEMANA - TEMPO COMUM

Eu te tratei com rudeza
por causa do teu endurecimento no pecado.
Mudarei a sorte das tendas de Jacó.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 30, 1-2. 12-15. 18-22
Palavra que foi dirigida a Jeremias, da parte do Senhor:
'Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Escreve para ti, num livro, todas as palavras que te falei.
Isto diz o Senhor: Incurável é tua ferida, maligna tua chaga;
não há quem conheça teu diagnóstico; uma úlcera tem remédio, mas em ti não se produz cicatrização.
Todos os teus amigos te esqueceram, não te procuram mais; eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo, como um castigo cruel: por causa do grande número de maldades que te fez endurecer no pecado.
Por que gritas em teu sofrimento? É insanável a tua dor. Eu te tratei com rudeza por causa das tuas inúmeras maldades e por causa do teu endurecimento no pecado.
Isto diz o Senhor: Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão de suas moradias, a cidade ressurgirá das suas ruínas e a fortaleza terá lugar para suas fundações;
de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos. Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão, hei de glorificá-los, eles não serão humilhados.
Teus filhos serão felizes como outrora, e sua comunidade, estável na minha presença; e agirei contra todos os que os molestarem.
Para chefe será escolhido um dos seus, e o soberano sairá do seu meio; eu o incitarei, e ele se aproximará de mim. Quem dará a vida em penhor da sua aproximação de mim? - diz o Senhor.
Sereis meu povo e eu serei vosso Deus.
O Senhor olhou a terra do alto céu.
As nações respeitarão o vosso nome, / e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém / e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos / e não desprezará a sua prece.
Para as futuras gerações se escreva isto, / e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, / e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar / e da morte libertar os condenados.
Assim também a geração dos vossos servos / terá casa e viverá em segurança, / e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião / e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem / e todos os impérios o servirem.
'Senhor, manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água. '
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14, 22-36
Depois que a multidão comera até saciar-se,
Jesus mandou que os discípulos entrassem na barco e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões.
Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.
A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.
Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo.
Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'
Então Pedro lhe disse: 'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. '
E Jesus respondeu: 'Vem!' Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus.
Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'
Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?'
Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.
Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!'
Após a travessia desembarcaram em Genesaré.
Os habitantes daquele lugar, reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes;
e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados.

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PRESB. - SANTORAL

Eu te coloquei como vigia para a casa de Israel.
Leitura da Profecia de Ezequiel 3, 16-21
Naqueles dias,
a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
'Filho do homem, eu te coloquei como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, deverás chamar a atenção deles em meu nome.
Se eu disser ao ímpio que ele deve morrer, e não falares, chamando-lhe a atenção a respeito de sua má conduta, para que ele viva, o ímpio morrerá por própria culpa; a ti, porém, pedirei contas, do seu sangue.
Se, no entanto, depois de avisares um ímpio, ele não se afastar da maldade e de sua má conduta, ele morrerá por própria culpa, mas tu salvarás a tua vida.
Se um justo se afastar de sua justiça e cometer injustiças, eu porei um tropeço na frente dele e ele morrerá por não o teres avisado; ele morrerá por causa do próprio pecado, e a justiça que antes praticou não será levada em conta; de ti, porém, pedirei contas do seu sangue.
Por outro lado, se chamaste a atenção do justo, para não pecar, e ele não pecou, o justo viverá, porque foi avisado, e tu salvarás a própria vida'.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, Pois comprovado é seu amor para conosco, R.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9, 35-10, 1
Naquele tempo,
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:
'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'
E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.