7º DOMINGO - TEMPO COMUM

Amarás a teu próximo como a ti mesmo!
Leitura do Livro do Levítico 19, 1-2. 17-18
O Senhor falou a Moisés, dizendo:
'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Bendize ó minh'alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome!Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores!
Pois ele te perdoa toda culpa, / e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.
O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, / nem nos pune em proporção às nossas culpas.
quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem.
Tudo é vosso. Mas vós sois de
Cristo, e Cristo é de Deus.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3, 16-23
Irmãos:
Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário.
Ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade;
pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: 'Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia',
e ainda: 'O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos'.
Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence:
Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso,
mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
Amai os vossos inimigos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 38-48
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Vós ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!'
Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!
Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. '

SÃO POLICARPO, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL

Conheço tua tribulação e tua pobreza.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 2, 8-11
'Escreve ao anjo da Igreja que está em Esmirna: `Assim fala o Primeiro e o Último, aquele que esteve morto mas voltou à vida:
Conheço tua tribulação e tua pobreza. Contudo, és rico. Também sei que alguns dos que se dizem judeus andaram falando mal; na realidade, eles não são judeus, mas sim, uma sinagoga de Satanás.
Não tenhas medo do sofrimento que vai chegar. O diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Conhecereis tribulação durante dez dias. Sê fiel até à morte, e eu te darei como prêmio a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. O vencedor ficará livre da segunda morte''.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
Sede uma rocha protetora para mim, / 3dum abrigo bem seguro que me salve!Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, / porque vós me salvareis, ó Deus fiel!Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.
Eu entrego em vossas mãos o meu destino; / 16clibertai-me do inimigo e do opressor!Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, / e salvai-me pela vossa compaixão!
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 18-21
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.