5ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - ADVENTO

Como a mulher abandonada o Senhor te chamou.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 54, 1-10
Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor.
Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança.
Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas.
Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez.
Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra.
O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus.
Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te.
Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor.
Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças.
Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.
Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!
Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, / e não deixastes rir de mim meus inimigos!Vós tirastes minha alma dos abismos / e me salvastes, quando estava já morrendo!
Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, / dai-lhe graças e invocai seu santo nome!Pois sua ira dura apenas um momento, / mas sua bondade permanece a vida inteira; / se à tarde vem o pranto visitar-nos, / de manhã vem saudar-nos a alegria.
Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! / Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 24-30
Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: 'O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis.
Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta.
É de João que está escrito: 'Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti. '
Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele.
Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João.
Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.