Pular para o conteúdo

Liturgia


1º DOMINGO - QUARESMA

Criação e pecado dos primeiros pais.
Leitura do Livro do Gênesis 2, 7-9; 3, 1-7
O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente.
Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: 'É verdade que Deus vos disse: 'Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?''
E a mulher respondeu à serpente: 'Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer.
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: 'Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis. ''
A serpente disse à mulher: 'Não, vós não morrereis.
Mas Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus conhecendo o bem e o mal'.
A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para se alcançar conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu.
Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira.
Palavra do Senhor.
Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me!Lavai-me todo inteiro do pecado, / e apagai completamente a minha culpa!
R.
Eu reconheço toda a minha iniqüidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
R.
Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
R.
Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso!Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, / e minha boca anunciará vosso louvor!
R.
Onde o pecado abundou superabundou a graça.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5, 12-19
Irmãos:
Consideremos o seguinte: O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. . .
Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei.
No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, - o qual era a figura provisória daquele que devia vir -.
Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação, a partir de inúmeras faltas.
Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça.
Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida.
Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.
Palavra do Senhor.
Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4, 1-11
Naquele tempo:
o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome.
Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: 'Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!'
Mas Jesus respondeu: 'Está escrito: 'Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'. '
Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo,
e lhe disse: 'Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: 'Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'. '
Jesus lhe respondeu: 'Também está escrito: 'Não tentarás o Senhor teu Deus!''
Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória,
e lhe disse: 'Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar. '
Jesus lhe disse: 'Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: 'Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto. '
Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.
Palavra da Salvação.