2ª-FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA - NATAL

Examinai os espíritos para ver se são de Deus
Leitura da Primeira Carta de São João 3, 22 - 4, 6
Caríssimos:
Qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado.
Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.
Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.
Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo.
Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus;
e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.
Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo.
Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos.
Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
Eu te darei por tua herança os povos todos.
O decreto do Senhor promulgarei, / foi assim que me falou o Senhor Deus: / 'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!Podes pedir-me, e em resposta eu te darei / por tua herança os povos todos e as nações, / e há de ser a terra inteira o teu domínio.
E agora, poderosos, entendei; / soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória / e prestai-lhe homenagem com respeito!
O Reino dos Céus está próximo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4, 12-17. 23-25
Naquele tempo:
Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia.
Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia,
no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
'Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos!
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz. '
Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo. '
Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava.
Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia, e da região além do Jordão.