4ª-FEIRA DA 32ª SEMANA - TEMPO COMUM

Escutai, ó reis, para que aprendais a Sabedoria.
Leitura do Livro da Sabedoria 6, 1-11
Escutai, ó reis, e compreendei. Instrui-vos, governadores dos confins da terra!
Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número de vossos súditos.
Pois o poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania, pelo Altíssimo. É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções;
apesar de estardes ao serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus.
Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos.
O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder.
O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande, foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos;
mas para os poderosos, o julgamento será severo.
A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a Sabedoria e não venhais a tropeçar.
Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa.
Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos.
Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!
Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, / ao pobre e ao humilde absolvei!Libertai o oprimido, o infeliz, / da mão dos opressores arrancai-os!'
Eu disse: 'Ó juízes, vós sois deuses, / sois filhos todos vós do Deus Altíssimo!E, contudo, como homens morrereis, / caireis como qualquer dos poderosos!'
Não houve quem voltasse para dar glória
a Deus, a não ser este estrangeiro.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 11-19
Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.
Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância,
e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes. ' Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.
Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?'
E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou. '

SÃO LEÃO MAGNO, PAPA E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

O sábio será repleto do espírito de inteligência.
Leitura do Livro do Eclesiástico 39, 8-14 (Gr. 6-11)
E se o Senhor, em sua grandeza, quiser, ele será repleto do espírito de inteligência.
Fará chover as palavras da sua sabedoria, e em sua oração dará graças ao Senhor.
Conservará retos o seu conselho e a sua ciência, e aprofundará os segredos divinos.
Ensinará publicamente a instrução recebida e se gloriará na Lei da Aliança do Senhor.
Muitos louvarão a sua sabedoria, a qual jamais será esquecida.
Sua lembrança nunca se apagará, e seu nome vai ser recordado de geração em geração.
As nações hão de proclamar a sua sabedoria e a assembléia celebrará o seu louvor.
O justo tem nos lábios o que é sábio.
Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração.
Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, / e o teu direito, como o sol do meio-dia.
O justo tem nos lábios o que é sábio, / sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, / e seus passos não vacilam no caminho.
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16, 13-19
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas'.
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'.
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus'.