SÁBADO DA 24ª SEMANA - TEMPO COMUM

Guarda o teu mandato íntegro e sem mancha
até à manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6, 13-16
Caríssimo:
Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno:
guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.
Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,
o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.
Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
Aclamai o Senhor, ó terra inteira, / servi ao Senhor com alegria, / ide a ele cantando jubilosos!
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, / Ele mesmo nos fez, e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho.
Entrai por suas portas dando graças, / e em seus átrios com hinos de louvor; / dai-lhe graças, seu nome bendizei!
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, / sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente!
E o que caiu em terra boa são aqueles que,
conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8, 4-15
Naquele tempo:
Reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:
'O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade.
Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram.
Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um. ' Dizendo isso, Jesus exclamou: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. '
Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola.
Jesus respondeu: 'A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam.
A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.
Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás.
Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.
E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.