2ª-FEIRA DA 14ª SEMANA - TEMPO COMUM

Jacó viu uma escada com aponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela e Deus que lhe falava.
Leitura do Livro do Gênesis 28, 10-22a
Naqueles dias:
Jacó saiu de Bersabéia e dirigiu-se a Harã.
Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu.
E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.
No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: 'Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes.
A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra.
Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi'.
Ao despertar, Jacó disse: 'Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia'.
Cheio de pavor, disse: 'Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu'.
Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e colocou-a de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela.
E deu ao lugar o nome de'Betel'. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza.
Jacó fez um voto, dizendo: 'Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir,
e se eu voltar pão e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.
E esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma'morada de Deus'.
Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'.
Do caçador e do seu laço ele te livra. / Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, / com seu escudo e suas armas, defender-te.
'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo / e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores.
Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9, 18-26
Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: 'Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. '
Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos.
Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto.
Ela pensava consigo: 'Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada. '
Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: 'Coragem, filha! A tua fé te salvou. ' E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada,
e disse: 'Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo. ' E começaram a caçoar dele.
Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.
Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

SANTO ANTÔNIO MARIA ZACARIA, PRESB. - SANTORAL

Guarda o precioso depósito,
com a ajuda do Espírito Santo.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1, 13-14; 2, 1-3
Caríssimo:
Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus.
Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.
Meu filho, fortifica-te na graça de Jesus Cristo.
O que de mim aprendeste na presença de tantas testemunhas, confia isso a homens fiéis, que sejam capazes de ensiná-lo também a outros.
Assume a tua parte do sofrimento, como bom soldado de Cristo Jesus.
Feliz aquele que encontra seu prazer na lei de Deus!
Ou: É feliz quem a Deus se confia!
Ou: O justo florirá como a palmeira, nos átrios de meu Deus.
Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados, / nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessaEis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo, / e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,
mas bem outra é a sorte dos perversos. / Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte.
Deixai vir a mim as crianças.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10, 13-16
Naquele tempo:
Traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam.
Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: 'Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele'.
Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.