3ª-FEIRA DA 14ª SEMANA - TEMPO COMUM

De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel;
porque lutaste com Deus e venceste.
Leitura do Livro do Gênesis 32, 23-33 (gr. 22-32)
Naqueles dias:
Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos, e passou o vau do Jaboc.
Depois de tê-los ajudado a passar a torrente, e atravessar tudo o que lhe pertencia,
Jacó ficou só. E eis que um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora.
Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele.
O homem disse a Jacó: 'Larga-me, pois já surge a aurora'. Mas Jacó respondeu: 'Não te largarei, se não me abençoares'.
O homem perguntou-lhe: 'Qual é o teu nome?' Respondeu: 'Jacó'.
Ele lhe disse: 'De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens e venceste'.
Perguntou-lhe Jacó: 'Dize-me, por favor, o teu nome'. Ele respondeu: 'Por que perguntas o meu nome?' E ali mesmo o abençoou.
Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: 'Vi Deus face a face e foi poupada a minha vida'.
Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa.
Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.
Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!
Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, / escutai-me e atendei o meu clamor! / Inclinai o vosso ouvido à minha prece, / pois não existe falsidade nos meus lábios!
De vossa face é que me venha o julgamento, / pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, / visitai-o, examinai-o pelo fogo, / mas em mim não achareis iniqüidade.
Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, / inclinai o vosso ouvido e escutai-me!Mostrai-me vosso amor maravilhoso, / vós que salvais e libertais do inimigo / quem procura a proteção junto de vós.
Protegei-me qual dos olhos a pupila / e guardai-me, à proteção de vossas asas, Mas eu verei, justificado, a vossa face / e ao despertar me saciará vossa presença.
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo são Mateus 9, 32-38
Naquele tempo:
Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio.
Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: 'Nunca se viu coisa igual em Israel. '
Os fariseus, porém, diziam: 'É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios. '
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que nõo têm pastor. Então disse a seus discípulos:
'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'

SANTA MARIA GORETTI, VIRGEM E MÁRTIR - SANTORAL

Vossos corpos são membros de Cristo
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 6, 13c-15a. 17-20
Irmãos:
O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo;
e Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder.
Porventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo?
Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito.
Fugi da imoralidade. Em geral, qualquer pecado que uma pessoa venha a cometer fica fora do seu corpo. Mas o fornicador peca contra o seu próprio corpo.
Ou ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que mora em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais também que vós não pertenceis a vós mesmos?
De fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
Sede uma rocha protetora para mim, / 3dum abrigo bem seguro que me salve!Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, / porque vós me salvareis, ó Deus fiel!Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.
Eu entrego em vossas mãos o meu destino; / 16clibertai-me do inimigo e do opressor!Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, / e salvai-me pela vossa compaixão!
Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 24-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará'.