11º DOMINGO - TEMPO COMUM

Elevo a árvore baixa
Leitura da Profecia de Ezequiel 17, 22-24
Assim diz o Senhor Deus: 'Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado.
Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos.
E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço'.
Como é bom agradecermos ao Senhor.
Como é bom agradecermos ao Senhor / e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!Anunciar pela manhã vossa bondade, / e o vosso amor fiel, a noite inteira.
O justo crescerá como a palmeira, / florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, / nos átrios de meu Deus florescerão.
Mesmo no tempo da velhice darão frutos, / cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus: / meu Rochedo, não existe nele o mal!'
Quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa
morada, nos empenhamos em ser agradáveis ao Senhor
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 6-10
Irmãos:
Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor;
pois caminhamos na fé e não na visão clara. Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor.
Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada.
Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa - prêmio ou castigo - do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.
É a menor de todas as sementes e se
torna maior do que todas as hortaliças
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4, 26-34
Naquele tempo:
Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.
Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou'.
E Jesus continuou: 'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo?
O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra.
Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'.
Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender.
E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, PRESB. E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

O Senhor me ungiu e enviou-me
para dar a boa-nova aos humildes. (cf. Lc 4, 18)
Leitura do Livro do Profeta Isaías 61, 1-3a
O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos;
para proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que choram,
para reservar e dar aos que sofrem por Sião uma coroa, em vez de cinza, o óleo da alegria, em vez da aflição.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente vosso amor.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, / de geração em geração eu cantarei vossa verdade!Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!' / E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, / e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, / de geração em geração garantirei o teu reinado!'
Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, / e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, / e meu braço poderoso há de ser a sua força.
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, / sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: `Ó Senhor, vós sois meu Pai, / sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação'!
A vossa paz repousará sobre ele.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10, 1-9
Naquele tempo:
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!'
Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.
Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós. '