6ª-FEIRA DA 4ª SEMANA - QUARESMA

Vamos condená-lo à morte vergonhosa.
Leitura do Livro da Sabedoria 2, 1a. 12-22
Dizem entre si, os ímpios, em seus falsos raciocínios:
Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.
Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se'filho de Deus'.
Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável;
sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis.
Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai.
Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele.
Se, de fato, o justo é'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos.
Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência;
vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro'.
Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos,
não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.
Do coração atribulado está perto o Senhor.
O Senhor volta a sua face contra os maus, / para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta / e de todas as angústias os liberta.
Do coração atribulado ele está perto / e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, / mas o Senhor de todos eles os liberta.
Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, / e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, / e castigado não será quem nele espera.
Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7, 1-2. 10. 25-30
Naquele tempo:
Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.
Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas.
Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: 'Não é este a quem procuram matar?
Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias?
Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é. '
Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis,
mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou. '
Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

SÃO JOSÉ, ESPOSO DE NOSSA SENHORA - SANTORAL

O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. (Lc 1, 32)
Leitura do Segundo Livro de Samuel 7, 4-5a. 12-14a. 16
Naqueles dias,
a palavra do Senhor foi dirigida a Nató nestes termos:
'Vai dizer ao meu servo Davi: `Assim fala o Senhor:
Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza.
Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real.
Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho.
Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre''.
Eis que a sua descendência durará eternamente.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, / de geração em geração eu cantarei vossa verdade!Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!' / 'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, / e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, / Ele, então, me invocará: `Ó Senhor, vós sois meu Pai, / sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!'Guardarei eternamente para ele a minha graça /
Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na fé.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 4, 13. 16-18. 22
Irmãos:
Não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência.
É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apóia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós.
Pois está escrito: 'Eu fiz de ti pai de muitos povos'. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia.
Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: 'Assim será a tua posteridade'.
Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.
José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1, 16. 18-21. 24a
Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua móe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'.
Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.