4º DOMINGO - PÁSCOA

Em nenhum outro há salvação
Leitura dos Atos dos Apóstolos 4, 8-12
Naqueles dias:
Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: 'Chefes do povo e anciãos:
hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado.
Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, - aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos - que este homem está curado, diante de vós.
Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.
Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos'.
A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / 'Eterna é a sua misericórdia!'É melhor buscar refúgio no Senhor, / do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, / do que contar com os poderosos deste mundo!'
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes / e vos tornastes para mim o Salvador!'A pedra que os pedreiros rejeitaram, / tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: / Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
Bendito seja, em nome do Senhor, / aquele que em seus átrios vai entrando!Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! / Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / 'Eterna é a sua misericórdia!'
Veremos a Deus tal como ele é
Leitura da Primeira Carta de São João 3, 1-2
Caríssimos:
Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.
O bom pastor dá a vida por suas ovelhas
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10, 11-18
Naquele tempo, disse Jesus:
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente.
Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai'.

SÃO MARCOS, EVANGELISTA - SANTORAL

Saúda-vos Marcos, meu filho.
Leitura da Primeira Carta de São Pedro 5, 5b-14
Carissimos:
Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes.
Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.
Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós.
Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar.
Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora.
Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.
Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho.
Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.
Ó Senhor, eu cantarei, eternamente, o vosso amor.
Ou:
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, / de geração em geração eu cantarei vossa verdade!Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!' / Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, / e o vosso amor fiel, a assembléia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar / Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; / seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, /
Foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus
+ Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16, 15-20
Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos,
e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'.
Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.
Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.