SÁBADO DA 5ª SEMANA - TEMPO COMUM

E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden,
para que ele cultivasse a terra.
Leitura do Livro do Gênesis 3, 9-24
O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: 'Onde estás?'
E ele respondeu: 'Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi'.
Disse-lhe o Senhor Deus: 'E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?'
Adão disse: 'A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi'.
Disse o Senhor Deus à mulher: 'Por que fizeste isso?' E a mulher respondeu: 'A serpente enganou-me e eu comi'.
Então o Senhor Deus disse à serpente: 'Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida!
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar'.
À mulher ele disse: 'Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez: entre dores darás à luz os filhos; teus desejos te arrastarão para o teu marido, e ele te dominará'.
E disse em seguida a Adão: 'Porque ouviste a voz da tua mulher e comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado será o solo por tua causa! Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias da tua vida.
Ele produzirá para ti espinhos e cardos e comerás as ervas da terra;
comerás o pão com o suor do teu rosto até voltares à terra de que foste tirado, porque és pó e ao pó hás de voltar'.
E Adão chamou à sua mulher'Eva', porque ela é a mãe de todos os viventes.
Então o Senhor Deus fez para Adão e sua mulher túnicas de pele e os vestiu.
Disse, depois, o Senhor Deus: 'Eis que o homem se tornou como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal. Não aconteça, agora, que ele estenda a mão também à árvore da vida para comer dela e viver para sempre!'.
E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra donde fora tirado.
Expulsou o homem, e colocou a oriente do jardim de Éden os querubins, e a espada lampejante de chamas, para guardar o caminho da árvore da vida.
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
Já bem antes que as montanhas fossem feitas / ou a terra e o mundo se formassem, / desde sempre e para sempre vós sois Deus.
Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, / quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!'Pois mil anos para vós são como ontem, / qual vigília de uma noite que passou.
Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: / De manhã ela floresce vicejante, / mas à tarde é cortada e logo seca.
Ensinai-nos a contar os nossos dias, / e dai ao nosso coração sabedoria!Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? / Tende piedade e compaixão de vossos servos!
Comeram e ficaram satisfeitos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8, 1-10
Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse:
'Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer.
Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe. '
Os discípulos disseram: 'Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?'
Jesus perguntou-lhes: 'Quantos pães tendes?' Eles responderam: 'Sete. '
Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo.
Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também.
Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu.
Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.