2ª-FEIRA DA 33ª SEMANA - TEMPO COMUM

Uma cólera terrível se abateu sobre Israel.
Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus 1, 10-15. 41-43. 54-57. 62-64
Naqueles dias:
Brotou uma raiz iníqüa, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono no ano cento e trinta e sete da era dos gregos.
Naqueles dias apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: 'Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas, pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram'.
Estas palavras agradaram,
e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos.
Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios.
Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal.
Então o rei Antíoco publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares.
Todos os pagãos acataram a ordem do rei
e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado.
No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares.
Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas.
Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo, depois de rasgados.
Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei.
Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros.
Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados.
Uma cólera terrível se abateu sobre Israel.
Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!
Apodera-se de mim a indignação, / vendo que os ímpios abandonam vossa lei.
Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, / nem assim hei de esquecer a vossa lei.
Libertai-me da opressão e da calúnia, / para que eu possa observar vossos preceitos!
Meus opressores se aproximam com maldade; / como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
Como estão longe de salvar-se os pecadores, / pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!
Quando vejo os renegados, sinto nojo, / porque foram infiéis à vossa lei.
O que queres que eu faça por ti?'
Senhor, eu quero enxergar de novo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18, 35-43
Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo.
Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali.
Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'
As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!'
Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou:
'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu: 'Senhor, eu quero enxergar de novo. '
Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou. '
No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

SANTO ALBERTO MAGNO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Ela o encherá do espírito de sabedoria e inteligência.
Leitura do Livro do Eclesiástico 15, 1-6
Quem teme a Deus, faz o bem; e quem observa a lei, consegue a sabedoria.
Ela vem aos seu encontro como mãe venerada, e como jovem esposa o abraça.
Ela o alimenta com o pão da vida e do entendimento e lhe dá de beber a água da salutar sabedoria. Nela ele se apóia e não cai;
confia nela e não será enganado. Ela o eleva entre seus companheiros
e faz com que ele tome a palavra no meio da assembléia. Ela o encherá do espírito de sabedoria e inteligência, e o cobrirá com o manto da glória.
Ele encontra a felicidade e uma coroa de alegria e ainda terá, como herança, um nome imortal.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.
De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!
Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.
Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.
Coisas novas e velhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13, 47-52
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
'O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.
Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos,
e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes.
Compreendestes tudo isso?' Eles responderam: 'Sim'.
Então Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas'.