SÁBADO DA 2ª SEMANA - ADVENTO

Elias virá.
Leitura do Livro do Eclesiástico 48, 1-4. 9-11
Naqueles dias:
O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha.
Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente.
Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes.
Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti?
Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo,
tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó.
Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!
Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus / e vinde logo nos trazer a salvação!
Voltai-vos para nós, Deus do universo! / Olhai dos altos céus e observai. / Visitai a vossa vinha e protegei-a!Foi a vossa mão direita que a plantou; / protegei-a, e ao rebento que firmastes!
Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, / o filho do homem que escolhestes para vós!E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! / Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
Elias já veio, mas não o reconheceram.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 10-13
Ao descerem do monte,
os discípulos perguntaram a Jesus: 'Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?'
Jesus respondeu: 'Elias vem e colocará tudo em ordem.
Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles. '
Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

SÃO DÂMASO, PAPA - SANTORAL

Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho,
sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas,
para pastorear a Igreja de Deus.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 20, 17-18a. 28-32. 36
Naqueles dias:
De Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja.
Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes:
'Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.
Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho.
Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si.
Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos que durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular.
Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados'.
Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles.
Tu és eternamente sacerdote, segundo a ordem do rei Melquisedec!
Palavra do Senhor ao meu Senhor: / 'Assenta-te ao lado meu direito / até que eu ponha os inimigos teus / como escabelo por debaixo de teus pés!'
O Senhor estenderá desde Sião / vosso cetro de poder, pois ele diz: / 'Domina com vigor teus inimigos;
tu és príncipe desde o dia em que nasceste; / na glória e esplendor da santidade, / como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'
Jurou o Senhor e manterá sua palavra: / 'Tu és sacerdote eternamente, / segundo a ordem do rei Melquisedec!'
Ninguém tem maior amor do que
aquele que dá a vida pelos amigos
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15, 9-17
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
Eu eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.
Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.