5ª-FEIRA DA 18ª SEMANA - TEMPO COMUM

Jorrou água em abundância.
Leitura do Livro dos Números 20, 1-13
Naqueles dias:
Toda a comunidade dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sin, no primeiro mês, e o povo permaneceu em Cades. Ali morreu Maria e ali mesmo foi sepultada.
Como não havia água para o povo, este juntou-se contra Moisés e Aarão,
e, levantando-se em motim, disseram: 'Antes tivéssemos morrido, quando morreram nossos irmãos diante do Senhor!
Para que trouxestes a comunidade do Senhor a este deserto, a fim de que morrêssemos, nós e nossos animais?
Por que nos fizestes sair do Egito e nos trouxestes a este lugar detestável, em que não se pode semear, e que não produz figueiras, nem vinhas, nem romãzeiras, e, além disso, não tem água para beber?'
Deixando a comunidade, Moisés e Aarão foram até a entrada da Tenda da Reunião, e prostraram-se com a face em terra. E a glória do Senhor apareceu sobre eles.
O Senhor falou, então, a Moisés, dizendo:
'Toma a tua vara e reúne o povo, tu e teu irmão Aarão; na presença deles ordenai à pedra e ela dará água. Quando fizeres sair água da pedra, dá de beber à comunidade e aos seus animais'.
Moisés tomou, então, a vara que estava diante do Senhor, como lhe fora ordenado.
Depois, Moisés e Aarão reuniram a assembléia diante do rochedo, e Moisés lhes disse: 'Ouvi, rebeldes! Poderemos, acaso, fazer sair água desta pedra para vós?'
E, levantando a mão, Moisés feriu duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância, de modo que o povo e os animais puderam beber.
Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão: 'Visto que não acreditastes em mim, para manifestar a minha santidade aos olhos dos filhos de Israel, não introduzireis este povo na terra que lhe vou dar'.
Estas são as águas de Meriba, onde os filhos de Israel disputaram contra o Senhor, e ele lhes manifestou a sua santidade.
Palavra do Senhor
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba
Vinde, exultemos de alegria no Senhor, / aclamemos o Rochedo que nos salva!Ao seu encontro caminhemos com louvores, / e com cantos de alegria o celebremos!
Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, / e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, / e nós somos o seu povo e seu rebanho, / as ovelhas que conduz com sua mão.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / 'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, / em que outrora vossos pais me provocaram, / apesar de terem visto as minhas obras'.
Tu és Pedro.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16, 13-23
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas. '
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. '
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus. '
Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!'
Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: 'Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!'

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR - SANTORAL

Esta é a morada de Deus entre os homens.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 21, 1-5a
Eu, João,
vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido.
Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: 'Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles.
Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes'.
Aquele que está sentado no trono disse: 'Eis que faço novas todas as coisas'.
Tu és a grande honra de todo o nosso povo!
Bendito é o Senhor, nosso Deus, que criou toda a terra e os céus, e te levou a decepar a cabeça do chefe de nossos inimigos!
A esperança de que deste prova, / jamais deixará o coração / de todos que hão de lembrar-se, / do poder do Senhor para sempre.
Feliz o ventre que te trouxe.
Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 27-28
Naquele tempo:
Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: 'Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram. '
Jesus respondeu: 'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. '