5ª-FEIRA DA 14ª SEMANA - TEMPO COMUM

Foi para a vossa salvação
que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito.
Leitura do Liivro do Gênesis 44, 18-21. 23b-29; 45, 1-5
Naqueles dias:
Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo, disse: 'Perdão, meu senhor, permite ao teu servo falar com toda a franqueza, sem que se acenda a tua cólera contra mim. Afinal, tu és como um faraó!
Foi meu senhor quem perguntou a seus servos: 'Ainda tendes pai ou algum outro irmão?'
E nós respondemos ao meu senhor: 'Temos um pai já velho e um menino nascido em sua velhice, cujo irmão morreu; é o único filho de sua mãe que resta, e seu pai o ama com muita ternura'.
E tu disseste a teus servos: 'Trazei-o a mim, para que eu possa vê-lo'.
'Se não vier convosco o vosso irmão mais novo, não vereis mais a minha face'.
Quando, pois, voltamos para junto de teu servo, nosso pai, contamos tudo o que o meu senhor tinha dito.
Mais tarde disse-nos nosso pai: 'Voltai e comprai para nós algum trigo'.
E nós lhe respondemos: 'Não podemos ir, a não ser que o nosso irmão mais novo vá conosco. De outra maneira, sem ele, não nos podemos apresentar àquele homem'.
E o teu servo, nosso pai, respondeu: 'Bem sabeis que minha mulher me deu apenas dois filhos.
Um deles saiu de casa e eu disse: Um animal feroz o devorou! E até agora não apareceu.
Se me levardes também este, e lhe acontecer alguma desgraça no caminho, fareis descer de desgosto meus cabelos brancos à morada dos mortos''.
Então José não pôde mais conter-se diante de todos os que o rodeavam, e gritou: 'Mandai sair toda a gente!'. E, assim, não ficou mais ninguém com ele, quando se deu a conhecer aos irmãos.
José rompeu num choro tão forte, que os egípcios ouviram e toda a casa do Faraó.
E José disse a seus irmãos: 'Eu sou José! Meu pai ainda vive?' Mas os irmãos não podiam responder-lhe nada, pois foram tomados de um enorme terror.
Ele, porém, cheio de clemência, lhes disse: 'Aproximai-vos de mim'. Tendo-se eles aproximado, disse: 'Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Entretanto, não vos aflijais, nem vos atormenteis, por me terdes vendido a este país. Porque foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito'.
Lembrai as maravilhas do Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Mandou vir, então, a fome sobre a terra / e os privou de todo pão que os sustentava; um homem enviara à sua frente, / José que foi vendido como escravo.
Apertaram os seus pés entre grilhões / e amarraram seu pescoço com correntes, até que se cumprisse o que previra, / e a palavra do Senhor lhe deu razão.
Ordenou, então, o rei que o libertassem, / o soberano das nações mandou soltá-lo; fez dele o senhor de sua casa, / e de todos os seus bens o despenseiro.
De graça recebestes, de graça deveis dar!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10, 7-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'.
Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos;
nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.
Ao entrardes numa casa, saudai-a.
Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.
Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés.
Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.